RCR

EMERGÊNCIA0800 281 0 281Atendimento 24h
Comunicação
Comunicação

Notícias

19/12/2017

Bicho preguiça é resgatado na Rota dos Coqueiros

Bicho preguiça é resgatado na Rota dos Coqueiros

A Concessionária Rota dos Coqueiros resgatou, na manhã desta terça-feira (19), um bicho preguiça macho na altura do KM 6,2 do sistema viário da Reserva do Paiva. Contando com o auxílio do Centro de Controle Operacional (CCO) que, ao notar que alguns veículos estavam parando ou desviando da rota, verificou a presença do animal que tentava atravessar a via, e, em seguida, acionou um inspetor da Concessionária para fazer o seu recolhimento. Após ter os primeiros cuidados feitos por membros da Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), o mamífero foi devolvido ao seu habitat natural de forma segura e tranquila.

Para garantir a agilidade e eficiência do serviço, os inspetores recebem anualmente uma atualização no treinamento e na capacitação referentes à abordagem e ao recolhimento de animais na via, atuando, inclusive, na prevenção de acidentes. Para que essa abordagem seja feita de forma tranquila, tanto para o integrante como para o espécime, a Rota dos Coqueiros dispõe de instrumentos adequados à tarefa, como pinças, utilizadas no resgate às cobras; alçapão, para a captura de cães; gaiolas, no caso de voadores; e redes. E toda essa atividade é feita em, no máximo, três minutos.

Desde o início da operação da Concessionária, já foram resgatados e reintroduzidos aos seus habitats naturais ou encaminhados para instituições adequadas, cerca de 1.076 animais entre maio de 2015 e maio de 2017, estando, dentre eles cobras, cachorros, gaviões, tatus, iguanas, porco-espinho e sagui.