Linha de Ética · Rota dos Coqueiros





Linha de Ética
Perguntas e Respostas

Linha de Ética
Perguntas e Respostas




A Política sobre Conformidade prevê que medidas disciplinares serão adotadas quando um Integrante, terceiro ou representante legal da Rota dos Coqueiros descumprir com suas obrigações decorrentes do contrato de trabalho e das políticas, diretrizes, instruções, normas e procedimentos da empresa.
É todo pagamento ou benefício particular, direto ou indireto, a que uma pessoa não tem direito. Pode ser dinheiro, favor, prestação de serviço, oportunidade de negócio, emprego, entretenimento, presentes, viagens ou informações confidenciais. Até mesmo uma promessa de alguma vantagem do tipo é considerada indevida.
Nossos integrantes e parceiros devem respeitar a legislação vigente e atuar de forma Ética, Íntegra e Transparente, de acordo com as normas de nossa política. É expressamente proibido a qualquer colaborador e parceiro oferecer, prometer ou autorizar, diretamente ou indiretamente, qualquer vantagem indevida, seja em dinheiro, bem ou prestação de serviços, a agentes públicos e pessoas a eles relacionadas, partidos políticos e seus membros, ou a quaisquer candidatos a cargos públicos, seja no Brasil ou no exterior, com o intuito de obter benefício pessoal ou para a empresa.
É quando um integrante na posição de líder excede o desempenho das suas funções, exigindo de um liderado, através de ameaças, como perda de emprego, de executar certas ações ou atividades que não estão de acordo com nossa política.
É a exposição dos integrantes a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
Conflito de interesse ocorre quando um integrante utiliza seu cargo, função ou posição negocial para obter vantagem indevida, direta ou indireta, para si ou para terceiros com quem tem ligação.
É compromisso da Rota dos Coqueiros atuar com Ética, Integridade e Transparência, observando as melhores práticas de gestão do mercado e as leis aplicáveis. O comprometimento está formalizado na Política sobre Conformidade e no desenvolvimento de um conjunto de ações para consolidar um robusto e efetivo Sistema de Conformidade, composto por medidas que visam prevenir, detectar e remediar riscos de não cumprimento às leis e ocorrência de quaisquer condutas irregulares.
A política traz orientações sobre como os Integrantes devem se comportar nas relações internas e externas, independentemente de suas atribuições ou responsabilidades. Apresenta a estrutura do Sistema de Conformidade e diretrizes para sua implementação, além de definir regras de conduta frente a situações do dia a dia da empresa, com direcionamentos para temas como ambiente de trabalho, assédio, combate à corrupção, prevenção à lavagem de dinheiro e relacionamento com clientes, acionistas, fornecedores, agentes públicos e concorrentes.
Todo comportamento que viole o Nosso Compromisso e as orientações estabelecidas na Política sobre Conformidade são indevidos. Conheça as diretrizes e, se observar algo inadequado, faça seu relato. Ele será analisado de forma independente, segura e confidencial.
Sim. O canal Linha de Ética é confidencial. O recebimento de relatos é gerido por empresa independente e todas as pessoas que se utilizam desse canal têm a possibilidade de fazê-lo de forma anônima, estando protegidas de qualquer retaliação.